10 benefícios da natação para o corpo

A Natação melhora o condicionamento físico geral e fortalecimento, sendo um dos Esportes mais completos e sem impacto.

  1. Coração: Os movimentos corporais associados ao trabalho respiratório na água, fortalecem a musculatura cardíaca e eliminam a gordura existente ao redor do coração.Tornando ele mais forte e diminuindo a incidência de doenças cardiovasculares, estimulando também a circulação sanguínea, devido a pressão da água.
  2. Respiração: A natação ajuda a reduzir e prevenir os sintomas de asma. Também fortalece os músculos toráxicos, ampliando a capacidade de respirar.
  3. Articulações: A prática da natação permite que as articulações acompanhem o crescimento dos músculos. Dessa forma ocorre o alívio de dores resultantes de artrose e fibromialgia, por manter as articulações soltas e flexíveis.
  4. Autoestima: Nadar libera sensação de independência, segurança e liberdade, resultando em um conjunto de relaxantes mentais.
  5. Anti-stress: Conciliando respiração e movimentos corporais a natação libera endorfina.
  6. Redução do risco de diabetes: Diminua os índices de diabetes, com um treino intenso de natação, queimando até 700kcal e reduzindo aproximadamente 10% o risco de contrair diabetes.
  7. Melhora do colesterol: Por ser uma atividade aeróbia, a natação diminui os níveis de colesterol no organismo. Além disso também mantém as nossas artérias saudáveis e renovadas.
  8. Controle do peso: A natação é ideal para a queima de calorias, manutenção e controle do peso. A queima de calorias depende da frequëncia e intensidade do treino.
  9. Melhora da força: A água é 12 vezes mais densa do que o ar permitindo um trabalho de resistência, que tonifica musculatura e incrementa a força.
  10. Super alongamento: Em cada braçada, ao estendermos o braço estamos promovendo um alongamento completo do corpo: desde a ponta do dedo da mão até a ponta do dedo do pé.