Banana melhora o humor e combate a depressão | Benefícios

Os principais benefícios da banana são dar energia, diminuir o apetite devido ao seu teor de fibras e aumentar a sensação de bem estar, pois a banana é rica em triptofano, um aminoácido que faz aumentar a produção do hormônio serotonina, responsável por que melhorar o humor.

Uma unidade média de banana prata tem cerca de 40 kcal, devendo-se consumir 1 vez por dia para não engordar e obter os seus benefícios. Uma dica importante é saber que a banana bem madura não causa prisão de ventre, enquanto a banana mais verde ajuda a prender o intestino e pode inclusive ser usada para ajudar a combater diarreias.

Assim, os seus principais benefícios são:

  1. Regular o intestino, devendo-se consumir banana bem madura em casos de prisão de ventre e banana mais verde em casos de diarreia;
  2. Diminuir o apetite, pois aumenta a saciedade e é rica em fibras
  3. Evitar cãibras musculares, por ser rica em potássio e magnésio;
  4. Reduz a pressão arterial, pois é rica em magnésio, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos;
  5. Melhorar o humor e ajudar a combater a depressão, pois contém triptofano, um aminoácido que participa da formação hormônios que melhoram o humor e ajudam a relaxar;
  6. Fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças, por ser rica em vitamina C;
  7. Melhorar o metabolismo do colesterol e dos carboidratos, por ser rica em manganês;
  8. Ajudar a controlar o colesterol e prevenir câncer intestinal, por conter fibras solúveis.

Uma dica importante é consumir a banana menos madura em casos de diabetes, pois assim ela será menos doce e não aumentará a glicemia, que é o teor de açúcar no sangue.

A banana pode ser encontrada em todas as estações do ano e é um ingrediente que compõe uma grande variedade de pratos doces e salgados, como mostrado nas receitas a seguir.

Curiosidade: A casca da banana tem o dobro de potássio e é menos calórica que a própria fruta, também podendo ser utilizada em receitas como bolo e brigadeiro.