Outubro Rosa

Outubro Rosa é uma campanha de conscientização realizada no mês de outubro dirigida à sociedade e às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E a AQUATOP abraça essa causa cuidando da saúde de todos os seus alunos e pacientes.

O movimento Outubro Rosa surgiu nos anos 1990, nos Estados Unidos, onde vários estados realizavam ações referentes ao câncer de mama, nesse mês.
A causa tem conquistado, cada vez mais, a comoção e mobilização social, dada a gravidade da doença – segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia, o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo e o primeiro entre as mulheres, atingindo 22% da população feminina global, a cada ano e causando 522 mil mortes anuais, conforme o Instituto Oncoguia.

Como identificar?

O câncer de mama inicia-se, geralmente, com um tumor na mama. É raro em mulheres abaixo de 35 anos e com incidência progressiva, após essa idade e em especial após os 50 anos. A mamografia não é a principal forma de detecção e prevenção da doença – segundo pesquisa de 2016, do Instituto Nacional de Câncer (INCA), 66,2% das descobertas da doença ocorrem pelas próprias pacientes, ao notarem alguma alteração na mama.

Realizar o autoexame é fundamental, pois a doença não apresenta sinais em sua fase inicial, o que dificulta sua detecção precoce. Quando surgem, os sintomas abrangem nódulo – fixo e geralmente indolor, pele da mama avermelhada, retraída ou com aparência de casca de laranja, alterações no mamilo e saída de líquido anormal das mamas.
Não podemos esquecer que, quanto antes o câncer é identificado, maiores são os índices de cura. Tenha a mamografia como rotina, a cada dois anos. Cuide-se!