Saúde Intestinal

Quando temos consciência da importância que o intestino tem na nossa vida, ficamos mais motivados para cuidar dele com carinho.

A saúde e a doença começam no intestino e a maioria das doenças/disfunções que o corpo manifesta ao longo da vida são oriundas de uma microbiota intestinal não saudável. Stress, infecções, alérgenos alimentares (como o trigo e leite), antibióticos, drogas, álcool, contaminantes e ausência/baixa frequência de aleitamento materno afetam a barreira que protege o intestino.

O conjunto desses gatilhos levam a “quebra” dessa barreira protetora e há aumento da permeabilidade intestinal, ou seja, mais moléculas (principalmente as ruins) passam do intestino para o corpo, levando à intolerâncias/alergias alimentares e alterações no sistema imune, que acarretam em disfunções metabólicas e doenças autoimunes, como diabetes tipo 1, hipotireoidismo de Hashimoto, psoríase e artrite, por exemplo.

Um corpo e mente em equilíbrio ajudam nessa proteção intestinal. Investir em tratamentos preventivos valem mais a pena que investir em tratamentos curativos.

Procure a orientação de um nutricionista.

Texto pela nossa nutricionista Paola Cariello