Vitamina D

Mesmo vivendo em um país tropical, com amplo contato com o Sol, temos uma epidemia de deficiência de vitamina D. Mas, se a vitamina D é produzida/ativada no nosso organismo devido o Sol, qual o motivo de a maior parte da população ter deficiência?

Com o passar dos anos, houve aumento do consumo de produtos industrializados e processados, sendo sua maioria produtos farináceos, como biscoitos, pães, torradas, massas e bolos.

Para atuar como conservante e melhorador de sabor, a indústria alimentícia usa diversas substâncias, sendo uma delas o fosfato. Acontece que o fosfato no nosso organismo atua no metabolismo da Vitamina D de forma negativa, reduzindo os níveis dela no corpo.

Estudos já mostram que bons níveis de vitamina D no sangue (pelo menos 40ng/ml) estão relacionados com a prevenção de diversas doenças e disfunções metabólicas, como: resistência à insulina, diabetes, artrite, câncer, doenças inflamatórias intestinais, hipotireoidismo, infertilidade, psoríase, doenças cardiovasculares e obesidade.

Por isso, sempre opte por comida de verdade e, quando necessário, faça com seu nutricionista suplementação dessa vitamina.

Texto da Nutricionista Paola Cariello